O que será do meu TCC?

E o que será do meu TCC? Nem eu sei… ainda não sentei para conversar com minha orientadora. A sugestão da banca examinadora foi que fizéssemos alguns artigos a partir desta pesquisa. Se formos por esse caminho, meu TCC ficará guardado até publicarmos. Aí sim, depois, poderemos disponibilizá-lo online, no Capelo (biblioteca digital de TCCs da UNESP), em algum repositório e nesse blog mesmo.
Enquanto não está decidido, ele está cá comigo. Fica pra quem tem interesse a apresentação de slides da minha defesa:

INAFUKO, L. A. S. Arquitetura da Informação para blogs: diretrizes para o desenvolvimento e a avaliação de blogs de bibliotecas. 2010. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010.

RESUMO

O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a crescente utilização da Internet possibilitou um crescimento considerável do número de ambientes informacionais digitais e gerou um imenso volume de informações disponíveis no meio eletrônico. Dentre as ferramentas da Web 2.0, os blogs tem se popularizado devido a sua facilidade de uso e publicação, o que influencia também no aumento de ambientes informacionais digitais. Assim, são necessários estudos que otimizem a organização das informações contidas no ambiente blog, a partir de elementos da Arquitetura da Informação e diretrizes de Usabilidade, para contribuir no desenvolvimento destes ambientes informacionais digitais. Nesse sentido, objetivou-se estudar e analisar elementos de Arquitetura da Informação e Usabilidade que possam ser utilizados na elaboração e manutenção de blogs. Para isso, foram realizadas análises em blogs de bibliotecas universitárias quanto aos elementos de Arquitetura da Informação, propostos por Morville e Rosenfeld (2006) e às diretrizes de Usabilidade, propostas por Nielsen (2005), encontrados no ambiente, verificando-se as dificuldades de acesso à informação e possíveis alterações para melhor organização das informações. Analisou-se 6 blogs de bibliotecas universitárias da USP e da UNESP, sendo utilizada a observação direta não-participativa. A partir disso, foram identificados os elementos da Arquitetura da Informação que se constituem como fundamentais e opcionais para o desenvolvimento da estrutura de um blog. Assim, foram elaboradas diretrizes de planejamento de blogs e um modelo para sua avaliação, bem como foram propostos elementos de Arquitetura da Informação específicos para blogs, de forma a colaborar com a organização de informações disponíveis nesse ambiente e contribuir para os estudos da Arquitetura da Informação Digital.

Palavras-chave: Arquitetura da Informação. Usabilidade. Blogs. Web 2.0. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: